04/02/2026 às 08:54h
A presença de cães abandonados em Pará de Minas representa diversos problemas para a cidade. Entre as principais abordagens sobre o assunto está o abandono, quando o tutor deixa o animal fora de seu planejamento familiar e o coloca em esquinas, estradas vicinais de comunidade rural ou em locais distantes.
Abordagens para solucionar a questão dividem defensores de animais, políticos, ambientalistas e profissionais da saúde. A médica veterinária, Clara Mendes, chama a atenção para a posse responsável. Muitos tutores tendem a deixar de lado o considerado melhor amigo do homem:
Clique e ouça Clara Mendes
Em muitos casos, atropelados, esses animais chegam a algumas clínicas veterinárias onde são realizadas em muitas das vezes cirurgias, sendo enviados para a reabilitação. A médica comenta os casos recorrentes:
Clique e ouça Clara Mendes
Contudo, diferente das pessoas que praticam o abandono, que é considerado um crime em Pará de Minas e outras cidades, muitos buscam o apoio e demonstram um carinho para com os animais.
Na busca por alternativas que ofereçam bem-estar e equilíbrio emocional, os pets são grandes companheiros e aliados, até mesmo para os dias mais difíceis. A psicóloga Amanda Assumpção comenta essa relação:
Clique e ouça Amanda Assumpção
A responsabilidade do animal é de quem adotou. O Centro de Controle Populacional (CCP) tem atuado de acordo com as suas possibilidades. O espaço comporta um grande número de animais que são em maioria, castrados, alimentados, vacinados e, em seguida, destinados a pessoas e institutos que promovem a adoção.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
27/08/2025 - Comentário de Hélverte Moreira; no Jornal da Cidade
27/08/2025 - Servidores do município fazem manifestação na porta da prefeitura
27/08/2025 - Finecom 2025; maior feira de negócios e empreendedorismo da região começa hoje na FAPAM
26/08/2025 - Cuidar de plantas traz benefícios para a saúde física e mental
26/08/2025 - Desenho infantil: forma de expressão cognitiva, criativa e emocional