28/08/2025 às 09:02h
Todos os dias milhares de pessoas são vítimas de algum tipo de crime cibernético no país. O uso da Inteligência Artificial (IA) tem contribuído para esse cenário.
Com o aumento das compras online, esse tipo de crime tornou-se mais frequente. De acordo com um relatório divulgado recentemente, os registros em delegacias cresceram 45% em 2024 se comparado com o ano anterior.
Além disso, profissionais do direito vêm atuando em casos que envolvam crimes cibernéticos. Anderson Rodrigues, advogado especialista em direito civil e empresarial, destaca que as ações de criminosos no meio digital acende um alerta para os consumidores:
Clique e ouça Anderson Rodrigues
A situação é preocupante. Um levantamento recente da Serasa Experian, empresa brasileira especializada em análise de crédito e apoio a negócios, mostra que o Brasil tem registrado mais de 1 milhão de tentativas de fraude por mês, o equivalente a uma a cada 2,2 segundos. Anderson Rodrigues orienta que os consumidores devem ficar atentos quanto ao indício de mecanismos fraudulentos em links , sites ou aplicativos:
Clique e ouça Anderson Rodrigues
Segundo levantamento da Polícia Civil do Estado, foram 111,7 mil registros, são praticamente o dobro em relação a 2020 (59 mil ocorrências), ano em que a pandemia confinou negócios e consumidores e ampliou o uso de serviços pela internet.
Por Sérgio Pêgo e Diário do Comércio MG
Fotos: Espacial FM
18/11/2025 - Vereador Marcílio sofre queimaduras no corpo após vazamento de gás em sua lanchonete
17/11/2025 - Serviço Geológico do Brasil mapeia áreas de risco em Pará de Minas
17/11/2025 - Enem: provas foram longas, mas com questões fáceis, dizem candidatos
14/11/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na nossa Agenda Cultural
14/11/2025 - Sindicato Rural de Pará de Minas celebra seus 60 anos com noite de homenagens!