Capa da Página Alta nos casos de sífilis reflete em problemas de saúde e secretaria chama atenção para as gestantes - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

30/12/2025 às 07:39h

Alta nos casos de sífilis reflete em problemas de saúde e secretaria chama atenção para as gestantes

Facebook

As infecções sexualmente transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.

O Painel de Vigilância em Saúde de Minas Gerais mostra que o número de pessoas com algum tipo de infecção sexualmente transmissível aumentou em Pará de Minas, especialmente as que adquiriram a sífilis, na qual houve um registro de 143 infecções.

Entre os casos que têm chamado a atenção da Secretaria de Saúde de Pará de Minas está o alto número de gestantes infectadas, totalizando 21, durante este ano. Os índices revelam que o público entre 20 a 29 anos registrou a maior alta de infecções de sífilis congênita entre a população.

A enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde em Pará de Minas, Dayane Brito, fala do cenário epidemiológico e destaca como a saúde da gestante pode ser impactada pelas infecções sexualmente transmissíveis:

Clique e ouça Dayane Brito

Temas relacionados à saúde sexual ainda são um tabu na sociedade brasileira, infelizmente. Uma das consequências de não conversar sobre tais assuntos é a falta de informações adequadas, contribuindo para o aumento das Infecções Sexualmente Transmissíveis, além do preconceito e do julgamento às pessoas que convivem - permanentemente ou não com alguma IST:

Clique e ouça Dayane Brito

A sífilis congênita pode se manifestar logo após o nascimento, durante ou após os primeiros dois anos de vida da criança. A recomendação da Secretaria de Saúde é que os parceiros também possam aderir ao tratamento em casos de confirmação da infecção. Se apenas a gestante aderir ao tratamento, ela corre o risco de se tratar e ser infectada novamente.

Além disso, o uso dos preservativos são importantes para a prevenção dessa e das demais ISTs. Dentre os principais sintomas da sífilis está o aparecimento de manchas, feridas, ínguas pelo corpo e também pode ocorrer febre e mal-estar. Ao apresentar alguns desses sinais, o paciente pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Por JC Notícias

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: