09/09/2025 às 09:02h
Os impactos da degradação ambiental tem feito com que diversos animais venham procurar refúgio em outras áreas. O final do inverno é considerado um período propício para as queimadas na região, situação que agrava a biodiversidade de várias espécies animais.
Motoristas que trafegam pelas principais vias da região nesta época, percebem a presença de muitos desses animais atropelados nas pistas. Adriano Dutra, sargento da Polícia Militar de Meio Ambiente, explica como é feito o trabalho quando a corporação é acionada:
Clique e ouça Adriano Dutra
O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS), localizado em Divinópolis, atende parte da região oeste do estado e recolhe animais, desempenhando um trabalho essencial no recebimento, reabilitação e soltura de animais silvestres.
No local, são feitos aproximadamente 1.300 resgates de animais ao ano. As aves estão entre os principais atendimentos pelo órgão, muitas oriundas de cativeiro e de adversidades ambientais, como os incêndios. Sotero Greco, coordenador da unidade, explica de que modo é feita a triagem:
Clique e ouça Sotero Greco
Estima-se que em Minas Gerais, alguns trechos de rodovias como a BR-262 tem registrado um alto número de atropelamentos de animais silvestres, segundo levantamentos do Instituto de Conservação de Animais Silvestres.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
24/01/2025 - Resultado positivo no Enem é comentado por aluna destaque na redação
24/01/2025 - Consignado Folia; Sicoob Ascicred lança primeira campanha do ano
24/01/2025 - Fechamento do Colégio São Francisco é oficializado em Pará de Minas
23/01/2025 - Sol, chuva, calor? O que esperar do clima no verão em 2025
22/01/2025 - PROMAF: Programa abre matrículas para crianças e adolescentes
22/01/2025 - Cadastro Escolar 2025: Começam as inscrições para vagas remanescentes em Minas