13/03/2026 às 08:44h
CLIQUE E OUÇA A REPORTAGEM
Ancorado em elementos do hip-hop — MC, DJ, grafite e breaking, a cultura de rua em Pará de Minas vem crescendo e tomando novas proporções.
As batalhas de rimas são encontros que acontecem em espaços públicos, a aborda temas que atravessam debates sobre raça, gênero, pertencimento e reafirma o movimento como ferramenta política e de resistência para as pessoas negras.
Uma batalha de rimas é uma disputa em que MCs fazem rap no improviso, formando versos criativos sem perder o ritmo e, é claro, a rima.
O Jornal da Cidade encontrou com Cris Poesia, multiartista de Pará de Minas. Na oportunidade, ela destacou as atividades e encontros que acontecem em locais abertos, provocando interações com um público diverso:
Ouça Cris Poesia
Quem chegou recentemente na cena foi o artista Jokram que tem aproveitado o espaço como local de diálogo e busca por representatividade, onde ali, a cultura periférica ganham voz e ritmos através das rimas:
Ouça Jokram
A competição pode envolver diálogos e provocações entre os participantes, mas a presença de palco e a habilidade de alinhar o pensamento rápido com a fala sem errar a letra são que conquistam o público, que elege o vencedor. No último encontro quem venceu foi o MC Hugo, que abordou temas importantes, como o feminicídio:
Ouça MC Hugo
Esses jovens participaram da entrevista realizada no final de semana e são ouvintes da Rádio Espacial FM. Conhecendo o bordão da emissora, a Cris Poesia mandou o recado:
Ouça Cris Poesia
No próximo dia 14 e 15 de março os membros da Batalha de Rima do Bariri vão participar do Encontro Estadual de Hip Hop, em Contagem. Será um final de semana inteiro de formação e contato com diversos artistas do grafite, artes visuais e da música.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
31/07/2025 - Sicoob Credirural doa aparelhos de TVs e máquinas de senhas para o HNSC
31/07/2025 - Corpo de Bombeiros realiza Simulado de Incêndio na UPA de Pará de Minas
31/07/2025 - Após condenação de pais, advogado alerta sobre exposição de filho nas redes sociais
30/07/2025 - Pais aproveitam férias escolares para brincar com os filhos no Bariri
30/07/2025 - Motoristas contestam novo reajuste salarial do setor de transporte em Pará de Minas
30/07/2025 - Ponto de Apoio do CRAS no Santos Dumont muda de endereço
30/07/2025 - Usina fixa de asfalto no bairro JK está fora dos planos do Prefeito Inácio Franco
29/07/2025 - Cemig alerta para cuidados com a rede elétrica durante férias escolares