A Secretaria Municipal de Educação e a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Pará de Minas, divulgaram nessa quarta-feira (8/10), informações sobre o cadastro escolar necessário para a matrícula na rede pública de ensino para 2026.
O cadastro deverá ser feito entre os dias 14 de outubro e 14 de novembro, pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM), por meio do link http://cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
Os pais ou responsáveis que não têm acesso à internet poderão buscar apoio para o cadastro nas escolas estaduais, municipais, na Secretaria Municipal de Educação ou na Superintendência Regional de Ensino, com seus documentos pessoais e do aluno, além do comprovante de endereço, como confirma a supervisora Regional de Educação da SRE Pará de Minas, Vanessa Nogueira.
Ainda segundo ela, o SUCEM dará o direcionamento das escolas disponíveis próximo das casas dos alunos. A realização do cadastro não significa que a matrícula foi realizada. Ela deverá ser efetivada em dezembro:
Clique e ouça Vanessa Nogueira
A renovação de matrícula será feita de forma automática até 9/10/2025, para todos os estudantes já matriculados na rede estadual, preferencialmente no mesmo turno. A unidade escolar poderá, no entanto, ajustar o turno de acordo com a disponibilidade de vagas, como explica a supervisora:
Clique e ouça Vanessa Nogueira
O secretário municipal de Educação, Marcos Aurélio dos Santos reforça a importância de cadastrar o aluno perto de casa, independente da rede de ensino:
Clique e ouça Marcos Aurélio
É necessário informar o endereço residencial, CPF e certidão de nascimento do estudante, além do CPF da mãe, do pai ou do responsável legal.
Por JC Notícias/Com Informações da Prefeitura de Pará de Minas
Foto: SEEMG