07/01/2026 às 07:27h
Em Pará de Minas é comum os atendimentos por acidentes envolvendo animais peçonhentos. A chegada do Verão evidencia o comportamento de um réptil já bastante conhecido pela população: a cobra.
Nas matas, trilhas, cachoeiras e áreas verdes, as cascavéis, corais e jararacas são as espécies mais comuns de seres encontradas. Forçados a buscar novos locais para moradia, esses animais são encontrados com frequência entre os seres humanos, como confirma o biólogo Luciano Faria:
Clique e ouça Luciano Faria
Segundo o Painel de Vigilância em Saúde, a maior parte dos acidentes envolvendo os repteis em Pará de Minas somou 10 ocorrências em um ano. O veneno apresenta riscos a saúde humana, como afirma o biólogo Luciano Faria:
Clique e ouça Luciano Faria
Entre os principais fatores que contribuem para os acidentes envolvendo as cobras está a maior movimentação de pessoas nas áreas naturais durante as férias e o comportamento do próprio animal. A maior parte dos acidentes envolve a cascavel.
Em caso da picada, é sempre importante buscar pelo atendimento médico na Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
06/02/2025 - Presidente da Câmara rebate vice-prefeito sobre críticas a emenda impositiva
05/02/2025 - As passagens do transporte coletivo podem ter reajuste neste ano?
05/02/2025 - Musicoterapia; Escola Municipal de Música Geraldo Martins oferta aulas gratuitas
05/02/2025 - Especialista fala sobre os riscos dos alimentos ultraprocessados na saúde
05/02/2025 - Mutirão de Limpeza; ação contra a dengue percorrerá o bairro Santos Dumont
05/02/2025 - Especialistas falam da alta no preço do café e revelam incertezas quanto a cafeicultura
04/02/2025 - Ciclistas não abrem mão dos desafios pelas ruas da cidade