07/01/2026 às 07:27h
Em Pará de Minas é comum os atendimentos por acidentes envolvendo animais peçonhentos. A chegada do Verão evidencia o comportamento de um réptil já bastante conhecido pela população: a cobra.
Nas matas, trilhas, cachoeiras e áreas verdes, as cascavéis, corais e jararacas são as espécies mais comuns de seres encontradas. Forçados a buscar novos locais para moradia, esses animais são encontrados com frequência entre os seres humanos, como confirma o biólogo Luciano Faria:
Clique e ouça Luciano Faria
Segundo o Painel de Vigilância em Saúde, a maior parte dos acidentes envolvendo os repteis em Pará de Minas somou 10 ocorrências em um ano. O veneno apresenta riscos a saúde humana, como afirma o biólogo Luciano Faria:
Clique e ouça Luciano Faria
Entre os principais fatores que contribuem para os acidentes envolvendo as cobras está a maior movimentação de pessoas nas áreas naturais durante as férias e o comportamento do próprio animal. A maior parte dos acidentes envolve a cascavel.
Em caso da picada, é sempre importante buscar pelo atendimento médico na Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
12/09/2025 - Romeu Zema participa de lançamento dos Jogos Escolares Brasileiros em Pará de Minas
11/09/2025 - Linha de ônibus Centro/Bairro entra em teste no próximo mês
11/09/2025 - Torcedores apostam placares para o clássico mineiro pela Copa do Brasil
11/09/2025 - Secretaria de Saúde fará recadastramento dos pacientes da UBS Nossa Senhora da Piedade
10/09/2025 - Anvisa proíbe venda de 32 suplementos de empresa de produtos naturais
10/09/2025 - Uso indiscriminado de medicamentos pode causar prejuízos a saúde