12/03/2026 às 08:50h
Na última terça-feira (10/3), data que completou um mês do encontro do corpo da jovem estudante de Pará de Minas, Vanessa Lara de Oliveira Silva, de 23 anos, assassinada por Ítalo Jéferson dos Reis, de 43 anos, em uma área de vegetação na cidade de Juatuba, a Câmara Municipal pará-minense aprovou o Projeto de Lei 12/2026, que institui o Programa de Defesa Pessoal para Mulheres no âmbito do município.
A proposta, de autoria da vereadora Irene Franco (PV), ganhou o nome de Vanessa Lara e tem o objetivo de promover ações educativas e formativas voltadas à autoproteção, prevenção da violência e fortalecimento da autonomia feminina.
A ideia é que o projeto seja executado em parceria com a Secretaria de Esportes, como explica Irene Melo Franco. Ela conta ainda como foi a elaboração da matéria:
Clique e ouça Irene Melo Franco
A vereadora espera que os objetivos do treinamento sejam alcançados:
Clique e ouça Irene Melo Franco
Irene também espera que outras medidas, como o endurecimento das leis contra esse tipo de crime, sejam aplicadas no país:
Clique e ouça Irene Melo Franco
O projeto segue para sanção do prefeito Inácio Franco (PL).
Por Sérgio Viana
Foto: Espacial FM
20/03/2026 - Nova creche pode triplicar vagas e reduzir fila de espera em São José da Varginha
19/03/2026 - Fórum em Pará de Minas amplia debate sobre violência contra mulheres
19/03/2026 - Engenheiro do HNSC atua como voluntário em missão técnica após tragédia em Juiz de Fora
19/03/2026 - Suposto vandalismo na Mina de Padre Libério em São José da Varginha revolta população
18/03/2026 - Mudanças no INSS 2026 entram em vigor e exigem atenção dos contribuintes
18/03/2026 - Sicoob Credirural anuncia mais uma edição do Consórcio Premiado para os cooperados