24/09/2026 às 08:07h
O projeto de lei que trata da atualização do Código Tributário de Pará de Minas será votado em reunião extraordinária na próxima segunda-feira (28/9), na Câmara Municipal de Pará de Minas.
A data foi prevista após o projeto passar por mais uma rodada de discussões na Prefeitura, nessa quarta-feira (23/9), com a participação do prefeito Inácio Franco, o secretário municipal de Gestão Fazendária, José Maria dos Santos Júnior, alguns vereadores, o procurador jurídico da Câmara, Evandro Rafael Silva, além do presidente da casa legislativa, Geraldinho Cuíca.
Na oportunidade foram analisadas alterações sugeridas pelos parlamentares e especialistas, sendo a maior parte atendida pelo poder executivo, como confirmou Geraldinho Cuíca. Segundo ele, o projeto terá que passar por algumas correções até segunda-feira (28), antes de entrar em votação na mesma data:
Clique e ouça Geraldinho Cuíca
Geraldinho afirmou que parte das alterações está relacionada à adequação do município às mudanças decorrentes da reforma tributária nacional. Segundo ele, algumas medidas precisam ser aprovadas dentro de determinados prazos para que possam produzir efeitos a partir de 2027:
Clique e ouça Geraldinho Cuíca
O presidente da Câmara também destacou que existem alterações relacionadas a tabelas de multas e infrações, incluindo questões envolvendo limpeza e manutenção de lotes, que dependeriam da aprovação dentro do prazo para aplicação no próximo ano.
Um dos pontos que vêm gerando questionamentos entre a população é a possibilidade de aumento do IPTU. Segundo Geraldinho, o secretário da Fazenda informou que o projeto de modernização tributária não estabelece, neste momento, um aumento do valor do imposto. A proposta, segundo ele, altera critérios e parâmetros utilizados para o cálculo do tributo.
Diferentemente do IPTU, o presidente da Câmara confirmou que o projeto prevê reajuste de 9,09% na cobrança relacionada à coleta de lixo.
Clique e ouça Geraldinho Cuíca
As regras relacionadas à limpeza e manutenção de terrenos também estiveram entre os assuntos tratados na reunião.
Por JC Notícias
Foto: Arquivo Espacial FM
12/08/2026 - Saiu o novo IDEB 2025: saiba o desempenho das escolas públicas de Pará de Minas
11/08/2026 - Sujeira e descarte irregular de lixo geram reclamações no Centro de Pará de Minas
11/08/2026 - 2ª Edição do Street Louvor será realizado na Praça Torquato de Almeida
11/08/2026 - Câmara de Pará de Minas avança com reforma e prepara ampliação dos serviços à população
11/08/2026 - Aumentam as reclamações sobre empréstimos consignados não autorizados em Pará de Minas
10/08/2026 - Clima segue tenso na Câmara Municipal durante discussões sobre a Procuradoria da Mulher