Capa da Página Casos de viroses intestinais: Secretaria de Saúde realiza coleta de amostras de recursos hídricos para investigação - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

20/10/2025 às 08:37h

Casos de viroses intestinais: Secretaria de Saúde realiza coleta de amostras de recursos hídricos para investigação

Facebook

Os casos de viroses intestinais continuam sendo bastante registrados em Pará de Minas e outras cidades, como por exemplo, Contagem e Belo Horizonte, não sendo possível ainda apontar uma causa dos surtos.

A Secretaria de Saúde de Pará de Minas informou que, conforme dados do programa de Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas (MDDA), o Município apresentou nos meses de setembro e outubro de 2024 e de 2025, os seguintes quantitativos de casos registrados da doença, em sua rede de cuidados da saúde, que inclui unidades básicas de saúde, UPA 24 Horas, Hospital Nossa Senhora da Conceição e UNIMED:


2024

Agosto: 897 casos registrados

Setembro: 798 casos registrados

Total: 1686 casos registrados


2025

Agosto: 2476 casos registrados

Setembro: 801 casos registrados (inclui casos registrados até 3 de outubro)

Total 3277 casos registrados

Os sintomas são na maioria das vezes os mesmos; uma semana com diarreia intensa; quatro dias com idas frequentes ao banheiro, acompanhadas de cólicas fortes e desidratação; e até vômitos. O tratamento para cura envolve na maioria das vezes, repouso e ingestão de soro de reposição via oral.

Em Pará de Minas, não é difícil chegar a uma UBS ou à UPA e encontrar pessoas com viroses intestinais. Apesar de o surto ter começado no mês de junho, os casos seguem aparecendo com grande frequência, como confirma o secretário municipal de Saúde, Gilberto Denoziro. Segundo ele, são aguardados resultados de exames para tentar encontrar as causas:

Clique e ouça Gilberto Denoziro

No início do mês, a concessionária Águas de Pará de Minas havia divulgado um posicionamento oficial esclarecendo que os casos não têm relação com a qualidade da água distribuída à população.

Segundo a empresa, todo o processo de tratamento da água segue normas rigorosas do Ministério da Saúde, com monitoramento constante em laboratórios internos e externos.

O trabalho é acompanhado ainda pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Água e Esgoto de Pará de Minas (ARSAP) e outros órgãos governamentais, garantindo que a água chegue às residências com qualidade e segurança.

Por Sérgio Viana

Foto: Arquivo Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: