07/07/2025 às 08:37h
Somente nos primeiros meses de 2025, a brincadeira de soltar pipas já interrompeu o fornecimento de energia para quase 250 mil unidades consumidoras em todo o estado.
Crianças e jovens aproveitam a chegada do período de ventos mais fortes para a brincadeira que é tradicional e divertida. No entanto, essa prática pode causar prejuízos e até acidentes graves quando realizada próximo à rede elétrica.
Nos primeiros cinco meses de 2025, a Cemig registrou 853 ocorrências envolvendo pipas em Minas Gerais, impactando 248 mil clientes. Na Região Oeste de Minas, foram 33 ocorrências, deixando 6 mil unidades consumidoras sem energia.
O técnico de Segurança da Cemig, César de Jesus Souza orienta que a brincadeira de soltar pipas nunca deve ser realizada em áreas urbanas. De acordo com o especialista, a soltura deve ocorrer em áreas abertas e distantes da rede de distribuição da companhia:
Clique e ouça César de Jesus
Dessa forma, a aproximação indevida de pipas têm sido o principal causador de acidentes com a rede elétrica da companhia. O técnico de Segurança da Cemig alerta que os pais devem ficar vigilantes também com o uso do cerol:
Clique e ouça César de Jesus
A Lei 23.515/2019 proíbe a utilização de cerol ou linha chilena no estado. Essa legislação, que veda a comercialização e o uso de linha cortante em pipas, papagaios e similares, está em vigor desde dezembro de 2019.
A multa para quem for flagrado vendendo linhas cortantes varia de R$5.531 a R$276 mil (em casos de reincidência). Quando a linha cortante apreendida estiver em poder de criança ou adolescente, os pais ou responsáveis legais serão notificados da autuação, e o caso será comunicado ao Conselho Tutelar.
Por Cemig
Fotos: Cemig
23/07/2025 - Associação promove corrida e caminhada no próximo domingo no Parque do Bariri
23/07/2025 - Educadora defende que pais incentivem filhos em atividades que envolvam desenhos
22/07/2025 - Esportista de Pará de Minas conquista bicampeonato de corrida em trilhas e montanhas
22/07/2025 - Polícia Rodoviária orienta condutores em viagens durante o recesso escolar
22/07/2025 - Centro-Oeste mineiro se destaca na produção de mel e movimenta economia local
21/07/2025 - Secretário de Saúde fala sobre perspectivas da pasta para o segundo semestre