10/07/2026 às 08:35h
O Brasil está envelhecendo. Dados do último Censo Demográfico do IBGE mostram que o número de pessoas com 60 anos ou mais cresceu 56% em pouco mais de uma década. Hoje, esse público já representa cerca de 16,6% da população brasileira. Diante desse cenário, cresce também a necessidade de ampliar os serviços voltados ao cuidado, à qualidade de vida e ao acolhimento da pessoa idosa.Em Pará de Minas, uma iniciativa busca atender justamente essa nova realidade: a Casa Sênior Maria José, que foi inaugurada na última semana, na Avenida Minas Gerais, nº 505, no bairro São José. O projeto nasceu da experiência pessoal de duas moradoras da cidade, a Isabel Duarte, que vivenciou os desafios de cuidar do próprio pai, e Marcilene Coelho, que atuou por muitos anos no Ozanam. Juntas elas decidiram transformar esse conhecimento em um espaço que une assistência, conforto e atenção.
Uma das proprietárias, Isabel Duarte, destacou para nossa equipe de reportagem que o objetivo é justamente oferecer um cuidado humanizado, respeitando a individualidade e as necessidades de cada pessoa:
Clique e ouça Isabel Duarte
Além da modalidade tradicional de acolhimento permanente, a casa apresenta um diferencial inédito na cidade e região. O espaço também funcionará como uma espécie de creche para idosos, permitindo que eles permaneçam no local de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, participando de atividades e recebendo todos os cuidados necessários antes de retornarem para casa no fim do dia.
Outra opção é o serviço Day Off, voltado para situações pontuais, como viagens, compromissos, consultas ou outras necessidades da família, possibilitando que o idoso permaneça no espaço por um ou mais dias previamente combinados. Segundo Isabel, a proposta é oferecer tranquilidade às famílias, aliando uma estrutura ampla e preparada a uma equipe multidisciplinar capacitada:
Clique e ouça Isabel Duarte
As portas estão abertas e os interessados em conhecer o espaço ou obter mais informações podem entrar em contato pelo telefone (37) 99825-6444 ou pelo Instagram @casaseniormariaejose.
Por Sarah Faria
Foto: Espacial FM
12/03/2026 - Ruas de calçadas e casas antigas; Pará de Minas moderna preserva passado promissor
12/03/2026 - IPVA 2026 ganha nova forma de pagamento em Minas Gerais
12/03/2026 - Câmara de Pará de Minas aprova projeto que institui a Lei Vanessa Lara
11/03/2026 - Mais um acidente na rua Raimundo Menezes no bairro São Luiz
11/03/2026 - Instituto Padre Libério anuncia bazar beneficente e pede ajuda da população!
11/03/2026 - Inscrições para a 9ª Mostra de Cenas Curtas de Teatro e Dança terminam nesta semana!
11/03/2026 - Conheça os benefícios da musculação; praticantes comentam mudanças na qualidade de vida
10/03/2026 - Falta de professores com qualificação especial deixa mães preocupadas em Pará de Minas
10/03/2026 - Cultura e protagonismo feminino marcam programação especial do mês das mulheres