Capa da Página Com poucos no mercado, sapateiros ainda resistem ao tempo e mantém tradição - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

25/10/2023 às 08:32h

Com poucos no mercado, sapateiros ainda resistem ao tempo e mantém tradição

Facebook

A história dos sapateiros são tempos imemoriais, quando os primeiros seres humanos perceberam a necessidade de proteger seus pés das adversidades do solo áspero. Ao longo dos séculos, o ofício evoluiu de uma mera função de proteção para uma expressão da moda e da arte, moldando a história da vestimenta e do estilo pessoal.

Quando surgiu a profissão de sapateiro, ela era bastante discriminada, sendo considerada menos relevante. Hoje em dia, o ofício ainda é passado de geração para geração e, é apreciada por muitos. A manutenção dos calçados voltou a ficar a cada dia mais procurada, porém poucos profissionais sabem fazer os reparos.

Em Pará de Minas, Claudnei Eli de Almeida trabalha na profissão de sapateiro há mais de 20 anos. O ofício, ele aprendeu com seus familiares. Em entrevista ao Jornal da Cidade, o trabalhador destaca a atual procura da população pelos reparos:

Clique e ouça Claudnei Eli de Almeida

O sapateiro ressalta que na cidade são poucos os profissionais que ainda seguem a tradição:

Clique e ouça Claudnei Eli de Almeida

No Brasil, a profissão é ameaçada de extinção e com poucos profissionais capacitados no mercado. Novas oportunidades na área têm surgido, principalmente no segmento de luxo, sendo que nos últimos tempos, cresceu a procura por estes trabalhadores tão importantes deste setor.

Por: Kelvin Fernandes

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: