 
	
			
				
		
		
		
		
 
    
    	
	
	    
    	
	
	    	
	
     
 
				 Notícias
NotíciasEm busca da melhoria da qualidade de ensino, a Secretaria Municipal de Educação coordena a preparação de seus alunos matriculados no 5º e no 9º ano, que participarão do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), cujo objetivo é a realização de diagnóstico da educação básica, aferindo a qualidade, a equidade e a eficiência do sistema de ensino no Brasil. O SAEB é obrigatório para todos as escolas públicas do ensino fundamental no país.
A avaliação será feita por meio da aplicação de testes de múltipla escolha. Os alunos farão testes de língua portuguesa e matemática, além de responderem questionários. Professores e gestores responderão questionários contextuais que analisam o desempenho dos estudantes e a realidade da escola, professores e gestores.
A Escola Municipal Dona Cotinha, localizada no bairro Padre Libério, destaca-se pela realização de simulados para os alunos e pela mobilização de profissionais, alunos e pais em torno da avaliação, que deverá acontece em breve. A Supervisora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Simone Duarte Pereira, explica o SAEB e comenta sua relação com o IDEB:
Clique e ouça Simone Duarte Pereira
Clique e ouça Adriana Lopes Cançado
O cálculo do IDEB, o principal indicador de qualidade da educação no Brasil, leva em consideração os resultados do SAEB. Os resultados do SAEB fornecem dados para que o governo e as escolas possam tomar decisões mais eficazes, planejar políticas públicas e identificar desigualdades educacionais.
Por Prefeitura de Pará de Minas
Fotos: Espacial FM
04/09/2025 - “Posto de Saúde Veterinário” poderá ser inaugurado no fim de 2025
03/09/2025 - O papel da população para evitar deixar o lixo espalhado pela cidade
03/09/2025 - Inaugurada a nova agência do Sicoob Ascicred em Igaratinga
03/09/2025 - Abertas as inscrições para o curso Saúde e Cuidado ao Idoso em Pará de Minas
02/09/2025 - Vacina para ajudar dependentes de crack e cocaína
02/09/2025 - Dias quentes e parques cheios: moradores começam a buscar locais para se refrescar