Capa da Página Corpo de Bombeiros orienta como proceder em casos de surgimento de animais silvestres no meio urbano - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 18º MIN 31º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

24/11/2020 às 08:40h

Corpo de Bombeiros orienta como proceder em casos de surgimento de animais silvestres no meio urbano

Facebook

O desmatamento, as queimadas e as várias agressões ao meio ambiente provocadas pelo ser humano têm contribuído para a migração de animais silvestres para o perímetro urbano.

Justamente para preservar o equilíbrio da fauna no estado, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realiza diariamente a captura de espécies, que habitualmente vivem em matas e florestas, mas que agora estão cada vez mais presentes nas cidades.

A entrada de animais silvestres nas casas muitas vezes pode causar pânico e comportamentos que podem comprometer a integridade das pessoas ou dos bichos. Por isso, é sempre aconselhável manter distância segura e acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 sempre que necessário.

Em entrevista ao Jornal da Cidade, o tenente Marcus Maia, responsável pelo 1º Pelotão da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros comenta o crescimento dos animais silvestres no meio urbano e dá algumas orientações de como proceder caso haja o contato com esses tipos de bichos:

Clique e ouça Ten. Marcus Maia

Tenente Marcus comenta como deve ser a captura e o encaminhamento de animais silvestres:

Clique e ouça Ten. Marcus Maia

De acordo com um levantamento do Centro Integrado de Defesa Social do CBMMG (Cinds), durante o ano de 2019, o Corpo de Bombeiros realizou a captura de 4.952 animais silvestres de mais de 20 espécies diferentes em todo o estado. Desse total, destaque, por exemplo, para mais de 2.500 serpentes capturadas e devolvidas à natureza.

A pesquisa do Cinds também revela que houve variação de 28% na captura de espécies silvestres na comparação de janeiro a outubro do ano passado e o mesmo período de 2020 em Minas.

No período, foram devolvidos à natureza 11.285 animais silvestres que se arriscaram nos perímetros urbanos.

Por Henrique Silva

Fotos: Rádio Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: