01/04/2025 às 07:40h
O Jornal da Cidade conversou com o sargento Samuel Silva da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas. Na oportunidade, ele destaca que é importante que o cidadão tenha conhecimento dos equipamentos usados em situações de incêndio, especialmente o extintor:
Clique e ouça Samuel Silva
De acordo com o Corpo de Bombeiros, explosões e incêndios em edificações residências configuram-se como a natureza de maior estatística entre os incêndios urbanos, sendo seguida pelos atendimentos a incêndios em veículos automotores e em edificações comerciais.
Sargento Samuel ainda pontua que a legislação exige que prédios residenciais devem contar com equipamentos usados em situações de princípio de incêndios. Ele ainda comenta o regulamento de segurança nas edificações e espaços destinados ao uso coletivo residencial:
Clique e ouça Samuel Silva
Os incêndios em edificações englobam prédios comerciais, escolares, residenciais, hospitalares e multifamiliares (com duas ou mais residências verticalizadas), entre outras modalidades. As principais causas se dividem em quatro categorias: elétrica, vazamento de gás, inflamáveis e manuseio na cozinha:
Clique e ouça Samuel Silva
Os incêndios Urbanos são responsáveis por 7% da atividade operacional do CBMMG. Devido ao avanço e adensamento das áreas urbanas, bem como a variação de características construtivas das edificações, é imprescindível a constante atualização da área temática em questão, com vistas à prestação do melhor atendimento.
Por Sérgio Pêgo e CBMMG
Fotos: Espacial FM
27/08/2025 - Finecom 2025; maior feira de negócios e empreendedorismo da região começa hoje na FAPAM
26/08/2025 - Cuidar de plantas traz benefícios para a saúde física e mental
26/08/2025 - Desenho infantil: forma de expressão cognitiva, criativa e emocional
25/08/2025 - Inteligência Artificial usada para aplicar golpes
25/08/2025 - Minas Gerais é um dos estados com mais denúncias por crimes de injúria racial