17/07/2025 às 08:34h
São frequentes as queimadas nos meios rural e periurbano, principalmente durante a estação seca, onde após longos períodos de estiagem, focos de incêndios são registrados em diversos pontos de Pará de Minas.
Dentro da cidade, as queimadas em lotes ou terrenos vagos crescem e alertam toda a população sobre os prejuízos à saúde. Já no meio rural, os incêndios geralmente têm início às margens de estradas vicinais ou ruas. As práticas têm em comum a negligência humana como principal fator.
Mais de 300 fiscalizações foram realizadas pelo Corpo de Bombeiros nos últimos 60 dias em Pará de Minas. A ação tem o intuito de orientar moradores e produtores rurais sobre ações que podem se agravar. Thais Cadete, sargento do Corpo de Bombeiros, destacou o comportamento humano como principal causa desses crimes ambientais:
Clique e ouça Thais Cadete
No último ano, algumas áreas rurais de Pará de Minas tiveram prejuízos devido às queimadas que atingiram Meireles, Penhas, e o povoado de Palmital. De acordo com a Defesa Civil do município, foram mais de 900 campos de futebol em áreas queimadas.
Já segundo o Corpo de Bombeiros, as queimadas nessas áreas se tornaram recorrentes nos últimos anos. Devido ao cenário de seca e irresponsabilidade humana, o órgão orienta produtores rurais nas suas propriedades:
Clique e ouça Thais Cadete
O Corpo de Bombeiros também orienta que em situações onde ocorram incêndios florestais, o ideal é acionar o 193, pois havendo chances do fogo tomar maiores proporções algumas técnicas são exigidas técnicas, equipamentos e proteção, na qual o produtor desconhece. É importante lembrar que atear fogo em vegetação ou em áreas verdes é considerado crime ambiental.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
17/07/2025 - Meningite: entenda como fica vacinação com ACWY após mudança nas doses
17/07/2025 - Secretaria orienta suspensão do uso de glicosímetros da marca OK-Pro
16/07/2025 - Feirinha de Carros Usados volta a ser promovida em Pará de Minas
16/07/2025 - Setor de vestuários segue aquecido durante o inverno em Pará de Minas
15/07/2025 - Golpistas têm se passado por profissionais da advocacia