19/02/2026 às 08:44h
Com que frequência você usa fones de ouvido? Para algumas pessoas, ele é indispensável no transporte público, no trabalho, na academia e até mesmo em momentos de lazer.
E esse uso desregrado pode gerar consequências graves. A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que mais de um bilhão de jovens e adultos correm o risco de sofrer perda auditiva permanente e evitável por conta de práticas de escutas consideradas fora do padrão recomendado.
O médico otorrino, Jayson Peixoto, destaca que nos últimos anos a procura por atendimento cresceu e a maioria dos casos está relacionado ao uso de fones de ouvido sem nenhum tipo de cuidado:
Clique e ouça Jayson Peixoto
Para o profissional, a questão central desse alertas não é o dispositivo em si, mas sim o volume e o tempo de exposição:
Clique e ouça Jayson Peixoto
Esses cuidados devem começar logo cedo. Jayson Peixoto também orienta pais de crianças e adolescentes que tem passado mais tempo frente as telas:
Clique e ouça Jayson Peixoto
Entre as dicas para identificar se o som está alto demais, está retirar o fone do ouvido e esticar o braço com o equipamento sonoro nas mãos e observar se continua escutando o áudio com clareza.
Se sim, significa que a altura está acima do desejado. Ouvir música em volume máximo não é sinônimo de melhor experiência sonora, e pode custar caro no futuro.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
27/08/2025 - Comentário de Hélverte Moreira; no Jornal da Cidade
27/08/2025 - Servidores do município fazem manifestação na porta da prefeitura
27/08/2025 - Finecom 2025; maior feira de negócios e empreendedorismo da região começa hoje na FAPAM
26/08/2025 - Cuidar de plantas traz benefícios para a saúde física e mental
26/08/2025 - Desenho infantil: forma de expressão cognitiva, criativa e emocional