19/02/2026 às 08:44h
Com que frequência você usa fones de ouvido? Para algumas pessoas, ele é indispensável no transporte público, no trabalho, na academia e até mesmo em momentos de lazer.
E esse uso desregrado pode gerar consequências graves. A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que mais de um bilhão de jovens e adultos correm o risco de sofrer perda auditiva permanente e evitável por conta de práticas de escutas consideradas fora do padrão recomendado.
O médico otorrino, Jayson Peixoto, destaca que nos últimos anos a procura por atendimento cresceu e a maioria dos casos está relacionado ao uso de fones de ouvido sem nenhum tipo de cuidado:
Clique e ouça Jayson Peixoto
Para o profissional, a questão central desse alertas não é o dispositivo em si, mas sim o volume e o tempo de exposição:
Clique e ouça Jayson Peixoto
Esses cuidados devem começar logo cedo. Jayson Peixoto também orienta pais de crianças e adolescentes que tem passado mais tempo frente as telas:
Clique e ouça Jayson Peixoto
Entre as dicas para identificar se o som está alto demais, está retirar o fone do ouvido e esticar o braço com o equipamento sonoro nas mãos e observar se continua escutando o áudio com clareza.
Se sim, significa que a altura está acima do desejado. Ouvir música em volume máximo não é sinônimo de melhor experiência sonora, e pode custar caro no futuro.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
21/08/2025 - Disparam os golpes financeiros contra idosos e pensionistas
21/08/2025 - Saúde estuda implantar telemedicina na UPA de Pará de Minas
20/08/2025 - PM se prepara para o retorno das atividades do PROERD neste segundo semestre
20/08/2025 - Vereador solicita implantação de uma UAI em Pará de Minas
19/08/2025 - Mais Saúde Panelão promoverá bem-estar e diversão em corrida no Parque do Bariri