Capa da Página Dengue ou Covid? Saiba a diferença entre as doenças - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

28/03/2024 às 08:44h

Dengue ou Covid? Saiba a diferença entre as doenças

Facebook

O Brasil está passando por uma epidemia de dengue e, em meio à onda da doença, os números relacionados à COVID-19 também aumentam. Ambas as doenças são causadas por vírus e provocam praticamente os mesmos sintomas, mas a evolução delas é distinta e isso pode ajudar na identificação de cada uma.

A enfermeira Maria de Lourdes Liguori, Referência Técnica em Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde esclarece algumas diferenças de sintomas que podem auxiliar na identificação das duas situações:

Clique e ouça Maria de Lourdes

No entanto, a enfermeira enfatiza que somente exames específicos podem confirmar o diagnóstico, sendo importante que caso a pessoa sinta esses sintomas, é altamente recomendável procurar um médico ou uma unidade de saúde próxima de sua residência:

Clique e ouça Maria de Lourdes

De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), o Brasil registrou mais de 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2024. Já foram contabilizadas 214 mortes pela doença.

Já com relação aos números de casos de Covid-19, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o país registrou mais de 300 mil casos e mais de mil óbitos confirmados.

Por Sérgio Viana

Fotos: Arquivo Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: