Capa da Página Dermatologista alerta sobre os cuidados com o câncer de pele - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

21/03/2024 às 08:57h

Dermatologista alerta sobre os cuidados com o câncer de pele

Facebook

O câncer de pele é uma preocupação crescente em todo o mundo, especialmente em regiões onde a exposição solar é intensa. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), essa doença é o tipo mais comum, afetando milhões de pessoas anualmente.

Os principais sintomas do câncer de pele incluem o surgimento de manchas, feridas que não cicatrizam, alterações na cor ou textura da pele e crescimento anormal de pintas ou sinais. É fundamental estar atento a esses sinais e buscar orientação médica caso algum deles seja observado.

A prevenção é uma das melhores formas de combater o câncer de pele. Medidas simples como usar protetor solar diariamente, evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, usar roupas que protejam a pele e evitar o uso de câmaras de bronzeamento, podem reduzir significativamente o risco de desenvolver a doença.

Para falar sobre esse assunto nos conversamos com o dermatologista Mário Lessa:

Clique e ouça Mário Lessa

Mário Lessa ressalta ainda quais os principais sintomas da doença:

Clique e ouça Mário Lessa

No entanto, caso o câncer de pele seja diagnosticado, existem diversos tratamentos disponíveis, que podem variar de acordo com o tipo e estágio da doença. Entre as opções estão a cirurgia para remover o tumor, a terapia de radiação, a terapia fotodinâmica e o uso de medicamentos tópicos ou orais, dependendo da avaliação médica.

Por: Kelvin Fernandes

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: