Mais de cinco anos após o início da pandemia, a Covid-19 ainda deixa marcas profundas em milhares de famílias brasileiras. Nesta semana, foi sancionada a lei que institui o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19, criado como forma de homenagear as pessoas que perderam a vida durante a maior crise sanitária da história recente do Brasil.
A pandemia provocou mais de 700 mil mortes no país e consolidou Minas Gerais como um dos estados brasileiros com maior número absoluto de mortes. Além disso, ela gerou impactos que vão muito além das estatísticas, como famílias desestruturadas, crianças órfãs, sequelas físicas e emocionais. No entanto, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância de manter viva a memória sobre tudo o que aconteceu:
Clique e ouça Alexandre Padilha
A data escolhida foi 12 de março, em referência à primeira morte registrada pela doença no Brasil, da diarista Rosana Urbano, de 57 anos, em 2020. O autor do projeto, deputado federal Pedro Uczai, reforça o impacto coletivo vivido naquele período e relembra como o vírus foi fatal para a família de Rosana:
Clique e ouça Pedro Uczai
A expectativa é que a nova data sirva não apenas como homenagem às vítimas, mas também como um espaço permanente de reflexão sobre saúde pública, ciência e prevenção, para que episódios como os vividos durante a pandemia não sejam esquecidos.
Por Sarah Faria com informações da Agência Brasil
Foto: Márcio James/SEMCOM/Agência Brasil
12/06/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
12/06/2026 - Morre ex-diretora da FAPAM; sepultamento ocorreu nessa quinta-feira
11/06/2026 - Alunos do CAIC de Pará de Minas resgatam tradição e pintam avenida para a Copa do Mundo
11/06/2026 - Move + Vendas reúne empresários e reforça que vender hoje vai muito além do produto
11/06/2026 - Saiba a importância de proteger cães e gatos nas baixas temperaturas
11/06/2026 - 2º Arraial Cultural promete música, tradição e clima junino no Centro de Pará de Minas