22/02/2021 às 08:01h
No último sábado (20), foi lembrado o Dia Nacional de Combate as Drogas e ao Alcoolismo. A data tem o objetivo, todos os anos, de trazer à tona a importância dos cuidados com as pessoas em situação de vício e a necessidade de haver políticas públicas que ajudam essa parte da população a se reestabelecer na sociedade.
O SUS – Sistema Único de Saúde oferece em todo o Brasil uma vasta rede que ajuda as pessoas que possuem algum tipo de vício a vencer esse mal que a cada ano cresce mais. Segundo a pesquisa mais recente sobre o assunto, produzida pela Fundação Osvaldo Cruz – FIOCRUZ em 2019, cerca de 3,5 milhões de brasileiros estão imersos no mundo das drogas.
Clique e ouça Jaqueline Amaral
Nossa reportagem conversou também com Neide Almeida, representante do COMAD – Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas. Ela destaca que políticas públicas precisam ser criadas para haver maneiras de tirar as pessoas do mundo do vício:
Clique e ouça Neide Almeida
O Jornal da Cidade esteve também com Jonata Vieira, ex-usuário de álcool e drogas. Ele destaca os motivos que o fizeram procurar o SUS para pedir ajuda em seu tratamento:
Clique e ouça Jonata Vieira
Além da rede psicossocial do SUS, Pará de Minas ainda conta com algumas comunidades terapêuticas que auxiliam no tratamento de pessoas em situação de vício em álcool e outras drogas. O trabalho tanto na rede pública quanto nos espaços de ajuda é feito sob sigilo e sem julgamento a quem busca ajuda.
Por Henrique Silva
Fotos: Rádio Espacial FM
22/02/2021 - Nova demora na liberação de documentos de veículos gera reclamações em Pará de Minas
22/02/2021 - Aos 160 anos, poupança continua sendo a aplicação mais abrangente entre os brasileiros
20/02/2021 - Decreto flexibiliza realização de festas e eventos em Pará de Minas
20/02/2021 - Morre paciente de Coromandel transferido para Pará de Minas com Covid-19