A queda da temperatura provoca a contração dos vasos sanguíneos, o que pode elevar a pressão arterial e sobrecarregar o coração. Isso aumenta o risco de infarto e AVC (acidente vascular cerebral), principalmente em quem já tem histórico de doenças cardíacas.
Ficar mais tempo em repouso, aliado ao sedentarismo no frio, prejudica a saúde cardíaca, como destaca o cardiologista Geraldo Nasser, o qual pontua que a exposição às baixas temperaturas pode contribuir para a piora no quadro clínico de saúde:
Clique e ouça Geraldo Nasser
De acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), nesse período há um crescimento de 12% nas internações por alguma complicação cardiovascular. Essas mudanças na alimentação ocasionam diversas implicações, como confirma o médico:
Clique e ouça Geraldo Nasser
Para além do comportamento cultural de se alimentar mais na época do frio, o especialista em saúde do coração ressalta que as mudanças nos hábitos da população mudaram de forma excessiva no pós-pandemia:
Clique e ouça Geraldo Nasser
Produtos ultraprocessados são uma das principais causas de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e doenças cardiovasculares. Mas, a população pode adotar práticas saudáveis como a boa alimentação e o hábito de realizar alguma atividade física, seja caminhando, correndo, pedalando.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
02/06/2026 - Sicoob Credirural lança temporada de consórcios com a menor taxa do mercado
02/06/2026 - Drones de monitoramento ajudam Minas Gerais a reduzir casos de arboviroses em 2026
02/06/2026 - Junho Verde abre programação com diversas ações ambientais em Pará de Minas
01/06/2026 - Lançado o documentário que valoriza a história e os patrimônios de Pará de Minas
01/06/2026 - Espaço Cidadão: Ouvinte reclama do sistema bairro-centro da Turi
29/05/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!