15/10/2025 às 08:22h
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, são recorrentes os casos de pacientes que marcam consultas com agentes de saúde, ou no próprio Ambulatório Médico de Especialidades (AME), e que não comparecem aos consultórios.
Por mês, cerca de 5 mil consultas são marcadas para algum tipo de especialidade na Secretaria de Saúde, mas, um levantamento elaborado pela equipe da Atenção Primária mostra que o número chega a quase 15% dos pacientes.
Outro ponto abordado diz respeito a duplicidade de consultas médicas no processo de agendamento, considerado um fator que tem prejudicado o fluxo de atendimentos como enfatiza o secretário municipal de saúde, Gilberto Denoziro:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
Atualmente as consultas são marcadas com a demanda vinda da Unidade Básica de Saúde do cidadão, aquela na qual está referenciada pelo seu endereço. Após a marcação, o paciente é avisado com antecedência sobre a consulta:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
Com o intuito de amenizar os transtornos relativos aos problemas de absenteísmo (15% das desistências) e duplicação de consultas (7% das consultas), a Secretaria de Saúde vai contratar mais um profissional para a confirmação com antecedência do comparecimento ao ambulatório.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Google
30/10/2025 - Excesso de conteúdos curtos e superficiais afeta a saúde mental, avalia psicóloga
30/10/2025 - Empregador doméstico tem até sexta-feira para regularizar FGTS de empregados
29/10/2025 - Calor e período chuvoso aumentam ocorrências com escorpiões!
29/10/2025 - Pará de Minas pode ganhar Semana de Conscientização sobre Doação de Órgãos
29/10/2025 - Dificuldades nas contratações desafiam setores da economia de Pará de Minas