23/10/2025 às 07:41h
A volta às aulas após a semana das crianças uniu novamente os alunos nas escolas na cidade após um período de recesso e diversão. Mas, o momento trouxe também muitas novas reflexões sobre a importância da construção de uma rede de ensino cada vez mais inclusiva para todos.
Para Marcilene Tavares, coordenadora pedagógica da Estação do Saber, a educação desempenha um papel fundamental na vida das famílias de alunos com algum tipo de neuro divergência. Ela também citou alguns pontos que fazem a diferença para o desenvolvimento dos pequeninos, entre ele, o acolhimento:
Clique e ouça Marcilene Tavares
j- A integração de todos os indivíduos no ambiente escolar promove um o respeito e o acesso ao conhecimento. Além disso, a educadora também destaca que uso consciente de plataformas digitais nas salas de aula pode proporcionar ambientes de aprendizagem projetados para estimular criatividade, colaboração e engajamento entre os pequeninos:
Clique e ouça Marcilene Tavares
Escolas com acessibilidade no ambiente, diversidade de alunos, flexibilização, adaptação do currículo, comunicação acessível, e a promoção dos princípios da educação inclusiva, tendem a obter melhores resultados perante a sociedade, é o que afirma estudos realizados por pesquisas educacionais pelo mundo.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
17/10/2025 - Professor já pode pedir Carteira Nacional Docente
16/10/2025 - A importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama
16/10/2025 - Psicóloga fala dos desafios para jovens que buscam por emprego
16/10/2025 - UBS’s dos bairros São Paulo e Seringueiras entram em funcionamento
16/10/2025 - Dia D da Campanha de Multivacinação 2025 em Pará de Minas será realizado neste sábado