23/10/2025 às 07:41h
A volta às aulas após a semana das crianças uniu novamente os alunos nas escolas na cidade após um período de recesso e diversão. Mas, o momento trouxe também muitas novas reflexões sobre a importância da construção de uma rede de ensino cada vez mais inclusiva para todos.
Para Marcilene Tavares, coordenadora pedagógica da Estação do Saber, a educação desempenha um papel fundamental na vida das famílias de alunos com algum tipo de neuro divergência. Ela também citou alguns pontos que fazem a diferença para o desenvolvimento dos pequeninos, entre ele, o acolhimento:
Clique e ouça Marcilene Tavares
j- A integração de todos os indivíduos no ambiente escolar promove um o respeito e o acesso ao conhecimento. Além disso, a educadora também destaca que uso consciente de plataformas digitais nas salas de aula pode proporcionar ambientes de aprendizagem projetados para estimular criatividade, colaboração e engajamento entre os pequeninos:
Clique e ouça Marcilene Tavares
Escolas com acessibilidade no ambiente, diversidade de alunos, flexibilização, adaptação do currículo, comunicação acessível, e a promoção dos princípios da educação inclusiva, tendem a obter melhores resultados perante a sociedade, é o que afirma estudos realizados por pesquisas educacionais pelo mundo.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
27/11/2025 - Corrida de rua cai no gosto dos pará-minenses e prática requer orientação
27/11/2025 - 1º Emprega + no seu bairro será realizado neste sábado no Residencial Cecília Meireles
27/11/2025 - Crescimento da criminalidade aumenta procura por cotação de seguros em Pará de Minas
26/11/2025 - Secretaria de Saúde elabora cronograma para mais uma a vacinação antirrábica
26/11/2025 - Espaço Cidadão: Ouvinte reclama de serviço prestado pela TURI
25/11/2025 - Fique por dentro do Comentário de Hélverte Moreira