25/09/2026 às 07:39h
Faltam 9 dias para o primeiro turno das Eleições Gerais de 2026, marcado para 4 de outubro. E, na contagem regressiva para a votação, o JC Notícias segue trazendo informações para ajudar o eleitor a entender como será o pleito.
Depois de mostrar a estrutura preparada em Pará de Minas, hoje o olhar se volta para os outros municípios atendidos pela 202ª Zona Eleitoral. Além de Pará de Minas, o cartório é responsável pela organização das eleições em São José da Varginha, Pequi e Onça de Pitangui, incluindo os respectivos distritos. Ao todo, são cerca de 80 mil eleitores na área de abrangência.
Em Onça de Pitangui, são 3.360 eleitores aptos a votar, distribuídos em 15 seções e sete locais de votação, sendo dois na área urbana e cinco na zona rural. Em Pequi, são 3.981 eleitores, 16 seções e cinco locais, dois urbanos e três rurais. Já São José da Varginha possui 3.895 eleitores, distribuídos em 14 seções e cinco locais de votação, também divididos entre as áreas urbana e rural.
Além
de toda essa estrutura, existe ainda um dado importante, cerca de 95%
desse eleitorado já possui cadastro biométrico, como explica o
chefe do Cartório Eleitoral, Moisés Januário:
Clique e ouça Moisés Januário
Apesar de a organização começar bem antes do dia da eleição, o eleitor também pode contribuir para evitar imprevistos. Uma das principais orientações é conferir antecipadamente o local e a seção onde deverá votar. A consulta pode ser feita pelo site do Tribunal Superior Eleitoral ou pelo aplicativo e-Título.
Moisés Januário, também, reforça outras orientações importantes para que o eleitor esteja preparado para o dia:
Clique e ouça Moisés Januário
Para quem ainda tiver dúvidas, o Cartório Eleitoral funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, no segundo andar do prédio do Juizado Especial, na Praça Melo Viana, no Centro de Pará de Minas. Também é possível entrar em contato pelo telefone (37) 99100-0330.
Por
Sarah Faria
Foto:
Espacial FM
02/09/2025 - Vacina para ajudar dependentes de crack e cocaína
02/09/2025 - Dias quentes e parques cheios: moradores começam a buscar locais para se refrescar
02/09/2025 - Pará de Minas pode ganhar pontos de coleta de resíduos eletroeletrônicos
01/09/2025 - Estudante de Pará de Minas é premiado com intercâmbio pelo governo de MG
01/09/2025 - Exigência do CRLV 2025 começa nesta segunda para veículos com finais de placa 1, 2 e 3