30/10/2025 às 08:24h
Os empregadores domésticos com dívidas de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) têm até sexta-feira (31) para regularizar a situação. O Ministério de Trabalho e Emprego (MTE) começou a enviar notificações em 17 de setembro após identificar débitos de 80.506 empregadores cadastrados no eSocial.
Os avisos são feitos por meio do Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET), sistema de comunicação entre auditores-fiscais do trabalho e empresas, autônomos com CNPJ, empregadores domésticos e Microempreendedores individuais (MEIs). A advogada Brenda Silva orienta trabalhadores e empregadores quanto a regularização da pendência trabalhista:
Clique e ouça Brenda Silva
As notificações foram enviadas a partir do cruzamento de dados do eSocial e da Caixa Econômica Federal, responsável pelo fundo. Quem não quitar a dívida até o fim do mês poderá ser alvo de ação fiscal, com cobrança formal e multa. O valor não foi informado.
Clique e ouça Brenda Silva
Ao todo, as dívidas superam R$ 375 milhões, afetando cerca de 154 mil trabalhadores domésticos. O não depósito caracteriza falta grave e o trabalhador pode por lei entrar com uma ação trabalhista de rescisão direta com o empregador sem perder os seus direitos previstos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
Por Diário do Comércio MG e JC Notícias
Fotos: JC Notícias
23/06/2026 - AEAPAM promove seminário sobre inovações na construção civil nesta terça-feira
23/06/2026 - Ouvinte do bairro Padre Libério faz apelo por cirurgia na coluna através do SUS
22/06/2026 - Procura por roupas de Festas Juninas impulsiona vendas no comércio
19/06/2026 - Cavalgada de Pará de Minas acontece neste domingo
19/06/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
19/06/2026 - Dia D da Multivacinação mobiliza Pará de Minas neste fim de semana
19/06/2026 - Mutirão de Limpeza chega a mais quatro bairros em Pará de Minas