O deslocamento de jovens do campo para a cidade tem sido um desafio para a atividade rural em Pará de Minas. O censo agropecuário fez uma estimativa que aponta o envelhecimento dos trabalhadores rurais sem reposição nas camadas etárias mais baixas.
O desafio nas propriedades rurais atinge principalmente lavouras de tomates, hortifrútis e ordenhas leiteiras. O mesmo problema enfrentado pelo produtor rural Sérgio Almeida, que vive na Mata dos Pimentas, próximo a comunidade da Matinha, em Pará de Minas:
Clique e ouça Sérgio Almeida
Assim como Sérgio Almeida, centenas de produtores de leite na região vem enfrentando dificuldades na contratação da mão de obra. Atividades que durante muitos anos foram exercidas pelos pais e avós, mas que hoje os filhos e netos não desejam administrar.
Mesmo diante desse cenário, a agricultura familiar garante o abastecimento em mais de 70% da comida que chega à mesa dos brasileiros. Para o produtor Sérgio Almeida, mesmo em meio aos desafios impostos, à atividade permanece forte:
Clique e ouça Sérgio Almeida
Em 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes a agricultura familiar é a principal base econômica. O investimento em Políticas Públicas para manter a mão de obra com condições dignas de trabalho e a valorização dos profissionais são os pontos mais levantados entre essa população.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
13/03/2025 - Escritor José Roberto Pereira lança novo livro nesta quinta
13/03/2025 - Guarda Municipal realiza Blitz educativa nas escolas!
13/03/2025 - Relatório mostra dificuldade de brasileiros em identificar fake news
13/03/2025 - Sífilis em gestantes preocupa saúde pública em Pará de Minas
13/03/2025 - Bem-estar da mulher será tema de encontro na tarde desta quinta-feira na Câmara
12/03/2025 - Aposta esportiva no trabalho pode gerar demissão por justa causa, alerta advogado
12/03/2025 - Musicalização: Conheça os benefícios da metodologia no desenvolvimento humano