O deslocamento de jovens do campo para a cidade tem sido um desafio para a atividade rural em Pará de Minas. O censo agropecuário fez uma estimativa que aponta o envelhecimento dos trabalhadores rurais sem reposição nas camadas etárias mais baixas.
O desafio nas propriedades rurais atinge principalmente lavouras de tomates, hortifrútis e ordenhas leiteiras. O mesmo problema enfrentado pelo produtor rural Sérgio Almeida, que vive na Mata dos Pimentas, próximo a comunidade da Matinha, em Pará de Minas:
Clique e ouça Sérgio Almeida
Assim como Sérgio Almeida, centenas de produtores de leite na região vem enfrentando dificuldades na contratação da mão de obra. Atividades que durante muitos anos foram exercidas pelos pais e avós, mas que hoje os filhos e netos não desejam administrar.
Mesmo diante desse cenário, a agricultura familiar garante o abastecimento em mais de 70% da comida que chega à mesa dos brasileiros. Para o produtor Sérgio Almeida, mesmo em meio aos desafios impostos, à atividade permanece forte:
Clique e ouça Sérgio Almeida
Em 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes a agricultura familiar é a principal base econômica. O investimento em Políticas Públicas para manter a mão de obra com condições dignas de trabalho e a valorização dos profissionais são os pontos mais levantados entre essa população.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
07/03/2025 - Prefeitura inicia processo de tombamento de casa onde morou Padre Libério
06/03/2025 - Ponto de apoio da GCM no Parque do Bariri vai começar a funcionar neste mês de março
06/03/2025 - Reinauguração: Chá de Panela oferece descontos imperdíveis no próximo sábado
06/03/2025 - Futuro do Campo do Rio Branco preocupa moradores e torcedores
05/03/2025 - Operação tapa buraco deve ser intensificada após o período de chuvas
05/03/2025 - Prefeitura de Pará de Minas informa decretou ponto facultativo