11/09/2025 às 08:37h
A Guarda Civil Municipal vai intensificar a fiscalização contra a atuação de flanelinhas durante a ExpoAgro, que começa nesta quinta-feira (11/9) no Parque de Exposições de Pará de Minas.
A prática de flanelinha consiste na cobrança de valores indevidos para que motoristas estacionem em vias públicas, ou tenham seus carros vigiados por terceiros, o que é proibido.
Segundo o comandante da GCM, Lucas Costa, as denúncias de abordagens poderão ser feitas diretamente aos guardas que estarão de plantão no entorno do parque:
Clique e ouça Lucas Costa
O Comandante também fez um alerta para os estacionamentos clandestinos.
É comum pessoas usarem espaços, como lotes vagos, para organizarem um estacionamento e receber os veículos. Lucas Costa disse que equipes da prefeitura estarão atentas a essa prática que pode representar risco tanto para a integridade física dos motoristas quanto para a segurança dos veículos:
Clique e ouça Lucas Costa
Outro ponto de fiscalização será quanto ao transporte clandestino. Conforme Júnior Duarte, diretor da Associação dos Motoristas de Aplicativo de Pará de Minas (AMAPM), em anos anteriores, motoristas de outras cidades atuaram irregularmente em Pará de Minas.
Clique e ouça Lucas Costa
Como nunca é demais lembrar, se for beber na festa não dirija, priorize o transporte público ou privado para voltar pra casa com segurança. A ExpoAgro começa nesta quinta-feira (11) e vai até domingo (14), com atrações nacionais e locais.
Ainda sobre a ExpoAgro, haverá três mudanças importantes no trânsito de hoje até a madrugada da próxima segunda-feira (15) por causa da festa. A primeira é a proibição do estacionamento de veículos nos dois lados da avenida Presidente Vargas, no trecho entre a rotatória da Francap até a rua Francisco Cecílio Mendonça, rua que dá acesso ao bairro João Paulo II.
Também nesse trecho, no sentido avenida Presidente Vargas/bairro João Paulo, a faixa da esquerda será destinada exclusivamente para veículos de transporte de passageiros, como ônibus, táxis e carros de aplicativo. A faixa da direita será para uso dos demais veículos.
As alterações valerão a partir das 19h de cada dia do evento e vão durar até o final da festa.
Por fim, haverá interdição no acesso da avenida Orlando Maurício dos Santos (avenida da UPA) à Presidente Vargas no trecho próximo à rotatória da Câmara Municipal.
Motoristas que estiverem na avenida da UPA só acessarão a Presidente Vargas através da rua Alemanha. Já o sentido contrário, ou seja, quem está trafegando na avenida Presidente Vargas e quer acessar a avenida Orlando Maurício dos Santos terá trânsito liberado.
A medida, segundo o Departamento de Trânsito, é para evitar congestionamentos devido ao afunilamento provocado pela rotatória em frente à Câmara Municipal.
Por JC Notícias
Foto: Espacial FM
27/05/2025 - Ampliação de oferta de serviços pelo CRAS vai atender as comunidades rurais
27/05/2025 - Pará de Minas sedia etapa local do Congresso de Profissionais do Crea-MG
27/05/2025 - Especialista fala sobre os riscos dos alimentos ultraprocessados na saúde
27/05/2025 - Setor imobiliário aquecido eleva valores de aluguel em Pará de Minas
26/05/2025 - Segue reto a vida toda? Saiba quais são as ruas mais íngremes de Pará de Minas
26/05/2025 - Minas Gerais lidera debate sobre agro sustentável e desafios climáticos rumo à COP 30
26/05/2025 - Sindicato de Pará de Minas busca fortalecimento da convenção coletiva do setor elétrico
26/05/2025 - Pará de Minas pode ganhar creche para 120 crianças no João Paulo II
23/05/2025 - Transtorno de Personalidade Borderline, você sabe o que é?