05/08/2026 às 08:49h
Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Pará de Minas participaram na última semana do curso “Primeira Resposta às Ocorrências de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”, ministrado pela Guarda Municipal de Betim.
A capacitação ocorreu na antiga sede da UNINCOR de Pará de Minas, no bairro João Paulo II. O treinamento teve como objetivo qualificar os profissionais para uma atuação especializada no atendimento e acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, fortalecendo ações preventivas, de proteção e de monitoramento.
Nayara Souza, integrante da Patrulha de Proteção à Mulher da Guarda Municipal de Betim, dá mais detalhes do conteúdo repassado aos agentes da GCM de Pará de Minas:
CLique e ouça GM Nayara Souza
Nayara acredita que esses conteúdos aplicados no primeiro atendimento em ocorrências de violência doméstica, podem evitar que a mulher volte a ser vítima do mesmo agressor:
Clique e ouça GM Nayara
O subcomandante da GCM Pará de Minas, Ramon Ribeiro de Abreu fala sobre a importância do curso para os agentes da cidade. O objetivo é futuramente criar uma Patrulha de Proteção à Mulher no município:
Clique e ouça Subcomandante Abreu
Em casos suspeitos de violência contra a mulher, a população pode acionar a GCM através do 153 e também o Disque-Denúncia 180.
Por Sérgio Viana
Foto: GCM
20/02/2025 - Calor intenso pode afetar saúde de grupos vulneráveis como crianças e idosos
20/02/2025 - Dengue mata; Pará de Minas lança campanha de combate e prevenção
20/02/2025 - Humanize Consultoria em Gestão de Pessoas está anunciando vagas de emprego
19/02/2025 - Foi dada a ordem de serviço para o asfalto entre Bom Jesus do Pará e Córrego do Barro
19/02/2025 - Viajar de carro no Carnaval requer alguns cuidados dos motoristas
19/02/2025 - Assédio moral cresce e levanta discussões sobre as relações trabalhistas
19/02/2025 - Dengue; Vacinação para doses próximas do vencimento é ampliada pelo Ministério da Saúde
18/02/2025 - Nova viatura: Polícia Militar de Meio Ambiente recebe reforço móvel