12/08/2026 às 07:22h
Uma surpresa no meio de um tratamento que já fazia parte da rotina. Natielle Aparecida Duarte, de 31 anos, fazia hemodiálise no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Pará de Minas, e se preparava para um transplante renal quando descobriu que estava grávida de cinco meses.
A hemodiálise é necessária quando os rins não conseguem mais filtrar adequadamente o sangue. Por isso, uma gravidez nessas condições exige cuidados especiais e acompanhamento constante. O nefrologista do hospital, doutor Roberto Kenedy Gomes, explica que a situação é rara, mas possível, e destaca que a gravidez evoluiu bem até o nascimento do bebê:
Clique e ouça Roberto Kenedy Gomes
A história ganhou um final feliz com a chegada de Lourenço, que nasceu saudável e com mais de três quilos. Para Natielle, a maternidade veio acompanhada de receio, principalmente por causa das complicações que enfrentou depois do nascimento do primeiro filho, Pietro, quando uma hemorragia levou à internação no CTI e, posteriormente, à necessidade de hemodiálise.
Hoje, com o bebê em casa, ela encara a rotina de tratamento com uma motivação a mais e agradece o cuidado recebido durante todo esse processo:
Clique e ouça Natielle Aparecida Duarte
Com a gestação encerrada, Natielle vai, agora, retomar a preparação para o transplante renal. E, enquanto aguarda os próximos passos, Lourenço já ocupa um espaço especial nessa caminhada.
Por Sarah Faria
Foto: HNSC/Divulgação
17/07/2025 - Corpo de Bombeiros orienta produtores no combate a incêndios florestais
17/07/2025 - Meningite: entenda como fica vacinação com ACWY após mudança nas doses
17/07/2025 - Secretaria orienta suspensão do uso de glicosímetros da marca OK-Pro
16/07/2025 - Feirinha de Carros Usados volta a ser promovida em Pará de Minas
16/07/2025 - Setor de vestuários segue aquecido durante o inverno em Pará de Minas
15/07/2025 - Golpistas têm se passado por profissionais da advocacia