12/08/2026 às 07:22h
Uma surpresa no meio de um tratamento que já fazia parte da rotina. Natielle Aparecida Duarte, de 31 anos, fazia hemodiálise no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Pará de Minas, e se preparava para um transplante renal quando descobriu que estava grávida de cinco meses.
A hemodiálise é necessária quando os rins não conseguem mais filtrar adequadamente o sangue. Por isso, uma gravidez nessas condições exige cuidados especiais e acompanhamento constante. O nefrologista do hospital, doutor Roberto Kenedy Gomes, explica que a situação é rara, mas possível, e destaca que a gravidez evoluiu bem até o nascimento do bebê:
Clique e ouça Roberto Kenedy Gomes
A história ganhou um final feliz com a chegada de Lourenço, que nasceu saudável e com mais de três quilos. Para Natielle, a maternidade veio acompanhada de receio, principalmente por causa das complicações que enfrentou depois do nascimento do primeiro filho, Pietro, quando uma hemorragia levou à internação no CTI e, posteriormente, à necessidade de hemodiálise.
Hoje, com o bebê em casa, ela encara a rotina de tratamento com uma motivação a mais e agradece o cuidado recebido durante todo esse processo:
Clique e ouça Natielle Aparecida Duarte
Com a gestação encerrada, Natielle vai, agora, retomar a preparação para o transplante renal. E, enquanto aguarda os próximos passos, Lourenço já ocupa um espaço especial nessa caminhada.
Por Sarah Faria
Foto: HNSC/Divulgação
24/06/2025 - Sequência de acidentes de trânsito na nossa cidade e região nos últimos dias
24/06/2025 - Artista destaca performance como ponto crucial para o combate ao preconceito
24/06/2025 - Nutricionista orienta sobre a importância da alimentação saudável para as crianças
23/06/2025 - O trabalho da PM na região foi o tema do Comentário de Hélverte Moreira
23/06/2025 - Atividades de Trekking crescem em Minas Gerais e revela aumento do setor de turismo