Criminosos têm aplicado um novo tipo de golpe: fingem ser gerentes ou funcionários de banco para enganar clientes e desviar dinheiro de contas. Várias vítimas relatam prejuízos pelo país.
Nos casos, o contato começa por WhatsApp ou telefone, com linguagem profissional e uso de informações sigilosas que aumentam a credibilidade, como o saldo bancário. Em seguida, os golpistas orientam as vítimas a acessar links específicos, escanear QR Codes ou inserir códigos dentro do aplicativo do banco — o que permite a realização de transferências e a contratação de crédito.
O Jornal da Cidade teve acesso ao relato de um cliente de uma agência bancária, o qual não quis se identificar, que desconfiou e quase foi vítima desses criminosos, que clonaram o telefone do gerente e ainda usaram a Inteligência Artificial para imitar a voz do funcionário do banco:
Clique e ouça Cliente Banco
A vítima reafirma o alerta quanto aos perigos de golpes, principalmente com o usando da inteligência artificial:
Clique e ouça Cliente Banco
De acordo com a Polícia, em casos como este, as vítimas precisam fazer uma representação após abrirem o B.O. para dar continuidade às investigações.
Para se proteger, a principal medida de prevenção é desconfiar de contatos recebidos por telefone ou aplicativos de mensagens.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
11/08/2025 - Futuro do Empreendedorismo: Ascipam Jovem é oficialmente reativada
11/08/2025 - Acidentes de trânsito revelam comportamentos de condutores pelas ruas de Pará de Minas
08/08/2025 - Público fã de basquete cresce no Brasil e movimenta também o mercado esportivo!
08/08/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!