22/09/2026 às 08:34h
uas vezes por semana, o salão comunitário da região dos bairros Paraíso e Grão-Pará se transforma em espaço de movimento, conversa e cuidado. A iniciativa faz parte do trabalho das Equipes Multiprofissionais da Atenção Básica, a EMAB, que mantêm grupos, com foco principalmente na terceira idade, em diferentes regiões de Pará de Minas. No local, os encontros acontecem às segundas e sextas-feiras, a partir das 8h, com exercícios de ginástica funcional que trabalham força, mobilidade e condicionamento.
Mas a proposta não é exigir o mesmo desempenho de todos. As atividades são adaptadas às condições e necessidades de cada participante e, quando necessário, contam com o acompanhamento de outros profissionais da saúde, como explica o professor de educação física Diego Henrique Ferreira, responsável pelas atividades:
Clique e ouça Diego Henrique Ferreira
O professor destaca ainda, que além dos benefícios físicos, a convivência também faz diferença na rotina de quem participa:
Clique e ouça Diego Henrique Ferreira
É o caso de Maria Auxiliadora Rezende, de 74 anos. Moradora do bairro Novo Horizonte, ela frequenta o grupo há cerca de oito anos. A busca por melhorar a saúde foi o que a levou às atividades, mas o compromisso com o professor e a companhia das colegas ajudaram a transformar sua rotina:
Clique e ouça Maria Auxiliadora Rezende
Quem mora na região e deseja participar pode procurar o grupo diretamente no salão comunitário. No primeiro contato, o professor realiza o cadastro, conversa com o interessado e avalia suas necessidades. Vale lembrar que não é necessário a indicação médica. A proposta é, justamente, incentivar cada vez mais pessoas a saírem de casa, se movimentarem e encontrarem, no exercício e na convivência, mais qualidade de vida.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
23/06/2026 - Proibição de venda de fogos de artifício com estampido
23/06/2026 - Pará de Minas se prepara para mais uma edição do JEPAM e JEPAMZINHO
23/06/2026 - Projeto Ler para Tecer transforma leitura em encontro em Pará de Minas
23/06/2026 - AEAPAM promove seminário sobre inovações na construção civil nesta terça-feira
23/06/2026 - Ouvinte do bairro Padre Libério faz apelo por cirurgia na coluna através do SUS
22/06/2026 - Procura por roupas de Festas Juninas impulsiona vendas no comércio
19/06/2026 - Cavalgada de Pará de Minas acontece neste domingo
19/06/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural