05/08/2026 às 08:45h
O IBGE segue realizando coleta da terceira edição da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2026), realizada em parceria com o Ministério da Saúde. Considerada o principal levantamento domiciliar sobre saúde do país, os pesquisadores vão visitar cerca de 140 mil domicílios distribuídos em todos os estados brasileiros até o final do ano.
Ao longo da operação, cerca de 1.800 entrevistadores vão coletar informações sobre as condições de saúde da população, hábitos de vida, acesso e utilização dos serviços de saúde, ocorrência de doenças crônicas e fatores associados à qualidade de vida da população residente no país.
A PNS é uma das mais importantes fontes de informações para o planejamento, acompanhamento e avaliação de políticas públicas na área da saúde. Os resultados permitem conhecer melhor a realidade do país, apoiar estudos e pesquisas e subsidiar ações voltadas à promoção da saúde e à redução das desigualdades, como confirma André Filipe Mendonça Duarte, chefe da agência do IBGE em Itaúna:
Clique e ouça André Mendonça
Também são investigadas características relacionadas à educação, trabalho, renda e condições de moradia, possibilitando análises sobre a relação entre aspectos sociais e condições de saúde, como explica André Mendonça:
Clique e ouça André Mendonça
A pesquisa já começou em Pará de Minas e cidades da região e as primeiras casas já estão sendo visitadas, como confirma o servidor do IBGE. Segundo ele, todos os pesquisadores estarão devidamente identificados:
Clique e ouça André Mendonça
Dúvidas e mais informações podem ser conseguidas através do Portal Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181.
Por Sérgio Viana/Com Informações do IBGE
Foto: IBGE/SDI/DF
10/01/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
10/01/2025 - Cadastro Escolar 2025: Último dia para realizar matrículas na rede estadual de ensino
10/01/2025 - Ascipam empossa nova diretoria para o biênio 2025/2026
10/01/2025 - Reforma: Câmara Municipal intensifica obras de melhorias do espaço
09/01/2025 - Major Aelson José de Oliveira é o novo comandante da 19ª Companhia da PM
09/01/2025 - Premiação de filme brasileiro é comentada por produtor cultural pará-minense
09/01/2025 - Liquidaço: Ascipam promove três dias de promoção no comércio pará-minense
09/01/2025 - Entidades reforçam alerta com a chegada de chuvas mais intensas nos próximos dias
09/01/2025 - Solenidade marca apresentação de nova gestão da Guarda Civil Municipal