30/05/2025 às 07:30h
Alguns, tiveram que sair de suas residências com crianças devido a grande quantidade de fumaça. No dia seguinte, nossa reportagem foi até o local, encontrando muita sujeira na via, nas calçadas e nas casas. De fora pode ser percebido que os moradores limpavam seus quintais, serviço que se estendeu por horas.
Segundo os moradores, não é a primeira vez que acontece essa situação, que poderia ter sido evitada se a prefeitura, dona do lote, atendesse as várias solicitações deles para manter o lote limpo, assim como o Município cobra de proprietários de lotes particulares em fiscalizações. Para eles, para cobrar e fiscalizar, o poder executivo teria que dar exemplo:
Clique e ouça Júlio
A sujeira provocada pelas fuligens e cinzas atrapalhou até uma equipe de pintores que estava em uma casa na Rua Bartolomeu Campos de Queiroz, como lamenta o pintor Geraldo Neto:
Clique e ouça Geraldo Neto
Através de nota, a Prefeitura informou que o setor de fiscalização orienta os moradores a fazer a solicitação de limpeza do lote pertencente ao Município, pelo aplicativo G2, para que uma equipe da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura providencie a capina e a remoção do material. Em caso de autuação em flagrante dos responsáveis, é preciso acionar a Polícia Militar no número 190, porque a queimada em lotes é considerada um crime ambiental. E para conter as chamas, a solicitação deve ser encaminhada ao Corpo de Bombeiros no número 193.
E a boa notícia que não consta na nota é que, após a ida da nossa reportagem ao local, no dia seguinte, a prefeitura enviou servidores e máquinas ao lote, onde foi feita a limpeza.
Por Sérgio Viana
Fotos: Espacial FM
20/06/2025 - Márcia Marzagão esteve nesta sexta-feira no Jornal da Cidade
20/06/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
20/06/2025 - Passageiros de Antunes reclamam de péssimas condições dos ônibus coletivos
20/06/2025 - Moradora de Pará de Minas pede ajuda em busca de tratamento
18/06/2025 - Falta de mão de obra no campo revela desafios para a agricultura familiar
18/06/2025 - Saiba o que abre e fecha no ferido de Corpus Christi
18/06/2025 - Pará de Minas vai ficar mais “gelada” com a chegada do inverno