05/11/2026 às 07:25h
A oportunidade é para quem deseja se preparar para o mercado de trabalho sem pagar pela formação. Nesta 7ª edição, o programa do Governo de Minas disponibiliza cerca de 50 mil vagas em 130 cursos técnicos, distribuídos por 181 municípios.
Além da gratuidade, os estudantes selecionados recebem auxílio de 20 reais por dia para ajudar nas despesas com transporte e alimentação.Podem participar estudantes que estejam cursando o Ensino Médio, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de quem já concluiu essa etapa escolar. O programa também não é restrito a alunos da rede estadual.
Em Pará de Minas, as opções são Contabilidade, Administração, Automação Industrial, Planejamento e Controle da Produção e Enfermagem. Os cursos de Contabilidade, Administração e Planejamento e Controle da Produção têm turmas nos períodos da manhã, tarde e noite. Já Automação Industrial e Enfermagem são oferecidos apenas à noite.
As inscrições devem ser feitas até 10 de novembro, pelo site trilhasdefuturo.mg.gov.br. A etapa de alocação dos candidatos está prevista para ocorrer entre 17 de novembro e 2 de dezembro. Depois disso, as matrículas serão realizadas de 3 a 21 de dezembro, com início das aulas previsto para abril de 2027.
Por Sarah Faria
Foto: Interface do site Trilhas de Futuro
21/11/2025 - A história da Lais, que ficou internada por 198 dias no HNSC, foi destaque no JC
21/11/2025 - Agenda Cultural: Confira as opções de diversão para o fim de semana
21/11/2025 - Ponto facultativo nesta sexta-feira (21) na Prefeitura
21/11/2025 - Nutricionista fala sobre a importância da alimentação saudável
19/11/2025 - Mapeamento e vistoria das áreas de risco em Pará de Minas
19/11/2025 - Evento Street Louvor será realizado no próximo sábado no Parque do Bariri
19/11/2025 - Feriado da Consciência Negra: Saiba o que vai abrir e fechar nesta quinta (20)!