06/03/2025 às 07:40h
Responsáveis por causar inúmeros malefícios à saúde a curto e longo prazo, os agrotóxicos, substâncias químicas usadas para a conservação de alimentos e eliminação de pragas em colheitas, é considerado um dos grandes vilões da atualidade.A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que, em escala global, mais de 300 mil mortes ocorram anualmente devido ao envenenamento por pesticidas. No Brasil, a exposição a agrotóxicos tem sido associada a diversos problemas de saúde, incluindo câncer, distúrbios endócrinos, doenças cardiovasculares, pulmonares e imunossupressão.
Caminhando em sentido contrário a este cenário, a Secretaria municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, desenvolveu um insumo não químico a partir do processo de multiplicação de micro-organismos eficientes.
Secretário da pasta, Kenede Reis comenta sobre a novidade para atender os produtores de Pará de Minas e região:
Clique e ouça Kenede Reis
Fernando Tinoco França, coordenador Estadual da Emater enaltece a produção municipal, pioneira no país no que diz respeito a um investimento público:
Clique e ouça Fernando Tinoco França
Produtor atendido pela Secretaria, José Vanderlei Gonzaga conta sobre o uso dos insumos em sua propriedade:
Clique e ouça José Vanderlei Gonzaga
O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do planeta, com 720 mil toneladas de pesticidas para uso agrícola, de acordo com os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A quantia representa quase 60% a mais do que a utilizada pelos Estados Unidos, que ocupa o segundo lugar do ranking mundial.
Aos interessados em conhecer o novo produto, basta comparecer na secretária, localizada na Rua Waldemar de Oliveira, 606, bairro Santos Dumont, onde um cadastro será realizado para identificar a demanda e necessidade de cada produtor.
Por: Júlia Mendonça
Imagens: Espacial FM
05/09/2025 - Missa Jubilar da Forania de Nossa Senhora da Piedade será realizada neste sábado
04/09/2025 - Morador de Pará de Minas cria jogo de tabuleiro
04/09/2025 - Planos de saúde passam a cobrir implante contraceptivo
04/09/2025 - Psicólogos destacam os cuidados com a saúde no ambiente de trabalho
04/09/2025 - Mutirão de Limpeza será realizado na Vila Maria
04/09/2025 - “Posto de Saúde Veterinário” poderá ser inaugurado no fim de 2025
03/09/2025 - O papel da população para evitar deixar o lixo espalhado pela cidade
03/09/2025 - Inaugurada a nova agência do Sicoob Ascicred em Igaratinga