06/03/2025 às 07:40h
Responsáveis por causar inúmeros malefícios à saúde a curto e longo prazo, os agrotóxicos, substâncias químicas usadas para a conservação de alimentos e eliminação de pragas em colheitas, é considerado um dos grandes vilões da atualidade.A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que, em escala global, mais de 300 mil mortes ocorram anualmente devido ao envenenamento por pesticidas. No Brasil, a exposição a agrotóxicos tem sido associada a diversos problemas de saúde, incluindo câncer, distúrbios endócrinos, doenças cardiovasculares, pulmonares e imunossupressão.
Caminhando em sentido contrário a este cenário, a Secretaria municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, desenvolveu um insumo não químico a partir do processo de multiplicação de micro-organismos eficientes.
Secretário da pasta, Kenede Reis comenta sobre a novidade para atender os produtores de Pará de Minas e região:
Clique e ouça Kenede Reis
Fernando Tinoco França, coordenador Estadual da Emater enaltece a produção municipal, pioneira no país no que diz respeito a um investimento público:
Clique e ouça Fernando Tinoco França
Produtor atendido pela Secretaria, José Vanderlei Gonzaga conta sobre o uso dos insumos em sua propriedade:
Clique e ouça José Vanderlei Gonzaga
O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do planeta, com 720 mil toneladas de pesticidas para uso agrícola, de acordo com os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A quantia representa quase 60% a mais do que a utilizada pelos Estados Unidos, que ocupa o segundo lugar do ranking mundial.
Aos interessados em conhecer o novo produto, basta comparecer na secretária, localizada na Rua Waldemar de Oliveira, 606, bairro Santos Dumont, onde um cadastro será realizado para identificar a demanda e necessidade de cada produtor.
Por: Júlia Mendonça
Imagens: Espacial FM
21/08/2026 - Ação de doação de sangue movimentou o AME de Pará de Minas nesta sexta-feira
20/08/2026 - Caso Vanessa Buenos: família enfrenta dor pela perda e exposição após morte na UPA
20/08/2026 - Sarampo acende alerta no país, mas Pará de Minas segue sem registros da doença
20/08/2026 - De pais para filhos; o desafio de manter o legado das empresas entre gerações
19/08/2026 - Terminal Urbano de Pará de Minas já tem data para começar a funcionar
19/08/2026 - Pipas na rede elétrica causam mais de 1,2 mil ocorrências em Minas neste ano