22/06/2026 às 07:43h
O inverno começou oficialmente no Brasil, no último domingo (21), trazendo um cenário que já vinha sendo sentido pela população: manhãs mais frias, tempo seco e mudanças no comportamento do clima. No entanto, neste ano a estação chega acompanhada do fortalecimento do fenômeno El Niño e a previsão aponta um período com características um pouco diferentes do habitual.
O início da estação será marcado pela passagem de frentes frias e episódios de queda mais acentuada das temperaturas, especialmente entre junho e julho. Já mais perto do fim da estação, em setembro, existe possibilidade de períodos mais quentes e até aumento pontual das chuvas no Sudeste.
Esse cenário de mudanças e maior imprevisibilidade tem exigido atenção redobrada dos órgãos de monitoramento. A Chefe de Prevenção da Defesa Civil de Pará de Minas, Marcela Melo Leite, explica que acompanhar essas alterações climáticas tem sido um desafio cada vez maior:
Clique e ouça Marcela Melo Leite
Com a chegada do frio, a orientação também passa pelos cuidados do dia a dia. Marcela, também alerta que é necessário ter atenção especial com crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade:
Clique e ouça Marcela Melo Leite
São medidas simples, mas que ajudam a enfrentar esse período com mais segurança e qualidade de vida.
Além disso, vale lembrar que o trabalho da Defesa Civil vai além da previsão do tempo, envolvendo ações preventivas e apoio à população diante de diferentes situações de risco. E, em casos de emergência ou necessidade de apoio, o contato deve ser feito pelo telefone 199.
Por Sarah Faria
Foto: Representação Ilustrativa
11/12/2025 - INMET prevê dezembro com chuvas acima da média em Pará de Minas e região
11/12/2025 - Projeto sobre criação de mais uma secretaria é reprovado durante reunião da Câmara
10/12/2025 - Polêmica das multas de trânsito por meio do sistema olho vivo
10/12/2025 - Presépio Belém Monumental pode ser visitado na Estação Cultural até dia 6 de janeiro
10/12/2025 - Cesec está com matrículas abertas para interessados em concluir trajetória escolar
09/12/2025 - Integração do transporte aos sábados o dia todo é adiado para 2026
09/12/2025 - PM realiza formaturas do PROERD neste segundo semestre