De segunda a sexta, das 8h as 17h
30/04/2026 às 08:30h
Em um mês marcado por datas que celebram os livros e a leitura, abril ganhou ainda mais significado com o avanço das plataformas digitais. Lançado no dia 6, o MEC Livros já reúne mais de 566 mil usuários cadastrados e disponibiliza gratuitamente um acervo com mais de 25 mil títulos, entre obras nacionais e internacionais.
A proposta é ampliar o acesso à literatura de forma simples e rápida. Com uma conta Gov qualquer pessoa pode acessar os livros e realizar empréstimos digitais por até 14 dias, com possibilidade de renovação.
Para a diretora e proprietária da Escola Estação do Saber, Fernanda Faria, iniciativas como essa são fundamentais para descentralizar o acesso à cultura e aproximar a população da leitura:
Clique e ouça Fernanda Faria
Ao mesmo tempo, ela faz um alerta importante, apesar dos avanços da tecnologia, o livro físico ainda tem um papel insubstituível. O contato com as páginas e até o ambiente das bibliotecas e livrarias contribuem para uma melhor experiência e, também, para o fortalecimento da cultura local, valorizando também autores e produções da região:
Clique e ouça Fernanda Faria
Mais do que escolher entre o digital e o físico, o desafio está em incentivar o hábito da leitura. Na prática, isso passa por metodologias que despertem o interesse desde cedo. Na Escola Estação do Saber, por exemplo, a leitura é trabalhada de forma contínua, integrada ao cotidiano dos alunos, justamente para mostrar que ela pode ser leve, como explica a Fernanda:
Clique e ouça Fernanda Faria
No fim, plataformas como o MEC Livros abrem novas portas e ampliam possibilidades. Mas é justamente na soma entre tecnologia e tradição que a leitura se fortalece de verdade, alcançando cada vez mais pessoas e sendo um agente de transformação.
Por Sarah Faria
Foto: ESPACIAL FM
05/11/2025 - Governo de Minas anuncia doação do Hospital Regional de Divinópolis à União!
04/11/2025 - Show de Prêmios da Apae vai movimentar o Patafufo no dia 8 de novembro
04/11/2025 - Candidato a Presidência da Câmara está otimista com possibilidades de ser eleito
03/11/2025 - População deve manter cuidados contra a dengue durante período de chuvas e sol
03/11/2025 - Rádio Espacial FM presenteia ouvinte com promoção do mês das Crianças
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h
