Uma mobilização contra a violência animal reuniu várias pessoas na noite desta quarta-feira (25/3) no estacionamento da Escola Estadual Fernando Otávio, em Pará de Minas. O protesto ganhou força após um cachorro ser morto a tiros pelo próprio dono, no último sábado (21), em uma casa no centro da cidade.
Após a concentração, os manifestantes saíram em carreata silenciosa até o Mirante do Cristo Redentor, onde realizaram uma roda de oração. Os participantes vestiram camisetas pretas e levaram balões, além de cartazes da mesma cor em sinal de luto pelas vítimas da violência animal.
Raizza Santos, protetora de animais afirma que o objetivo é cobrar justiça e reivindicar penas mais severas a pessoas que maltratam qualquer tipo de animal:
Clique e ouça Raizza Santos
Yara Sarmento, veterinária e representante da ONG SOS Bichinho, ficou satisfeita em ver vários protetores de animais da cidade, reunidos na manifestação:
Clique e ouça Yara Sarmento
Idael Santa Rosa, médico veterinário e coordenador do Centro de Controle Populacional (CCP) de Pará de Minas acredita que a manifestação serve para mostrar indignação com os crimes contra animais:
Clique e ouça Idael Santa Rosa
O crime
h- Mesmo sendo um animal de estimação da família, o cão foi abatido pelo proprietário com 11 tiros. O caso teve grande repercussão a nível nacional. O autor do crime, homem de 58 anos, chegou a ser preso em flagrante e levado para a penitenciária Doutor Pio Canedo, porém, na noite de domingo (22), foi solto após pagar fiança, no valor de R$ 20 mil.
j- Na casa dele, a PM apreendeu 10 armas de fogo e munições. Ele vai responder por três crimes: maus-tratos a animais com resultado de morte, posse irregular de arma de fogo e disparo de arma. O caso segue em investigação.
Por Sérgio Viana
Foto: Espacial FM
04/09/2025 - Morador de Pará de Minas cria jogo de tabuleiro
04/09/2025 - Planos de saúde passam a cobrir implante contraceptivo
04/09/2025 - Psicólogos destacam os cuidados com a saúde no ambiente de trabalho
04/09/2025 - Mutirão de Limpeza será realizado na Vila Maria
04/09/2025 - “Posto de Saúde Veterinário” poderá ser inaugurado no fim de 2025
03/09/2025 - O papel da população para evitar deixar o lixo espalhado pela cidade
03/09/2025 - Inaugurada a nova agência do Sicoob Ascicred em Igaratinga
03/09/2025 - Abertas as inscrições para o curso Saúde e Cuidado ao Idoso em Pará de Minas