17/12/2025 às 08:29h
Com as mudanças climáticas, comuns nessa época do ano, aumenta a incidência das chamadas viroses ou “doenças da chuva”. A combinação de alta umidade do ar, aumento do calor e chuvas permitem a proliferação de vírus e bactérias, transmitidos por mosquitos, falta de higienização, contatos diretos com pessoas gripadas.
Também é nesse período que equipamentos de saúde do município ficam cheios. Os pais procuram pelo serviço quando a criança apresenta algum sintoma que pode incluir febre, mal-estar, infecção intestinal gripes ou resfriados. A médica Ana Luíza Correa orienta pais e responsáveis para os cuidados básicos com a saúde dos filhos:
Clique e ouça Ana Luiza Correa
Seja na escola ou em casa, as crianças ficam expostas e mais vulneráveis quando o ar do ambiente não se renova, ou seja, passam mais tempo em lugares fechados e próximos a outros meninos e meninas ou até mesmo adultos com o vírus incubado.
Diante dos sintomas, parte dos pais e responsáveis acabam optando pelo tratamento em casa e não levam a criança para o atendimento especializado nas unidades de saúde. Outro ponto abordado pela médica é a respeito da higienização das mãos entre as crianças:
Clique e ouça Ana Luiza Correa
O Hospital Municipal Padre Libério é um equipamento de alta complexidade, que presta assistência a crianças e adolescentes e conta um ambulatório que funciona todos os dias, e emergência 24 horas. Ao perceber qualquer sintoma, a população deve procurar primeiro os postos de saúde, nos dias de semana.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
21/01/2025 - Calor e período chuvoso aumentam ocorrências com animais peçonhentos
21/01/2025 - Direito do Consumidor: O que é importante saber sobre viagens e passagens aéreas
20/01/2025 - Bombeiro Mirim: Inscrições para primeira turma de 2025 estão abertas
20/01/2025 - Colônia de Férias do Patronato faz a alegria da criançada
20/01/2025 - Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida