18/11/2025 às 08:52h
De acordo com o Ministério da Saúde a queda é a segunda maior causa de morte acidental de idosos no Brasil. As ocorrências de quedas fatais para esta faixa etária quase dobraram nos últimos 10 anos.
A queda é um evento bastante comum e devastador em idosos. Embora não seja uma consequência inevitável do envelhecimento, pode sinalizar o início de fragilidade ou indicar doença aguda.
A médica geriatra Yoná Melgaço, em conversa com o JC Notícias reitera que o grupo de pessoas com 60 + devem consultar regularmente para que possam manter a saúde e dignidade:
Clique e ouça Yoná Melgaço
A profissional também destaca quais são as principais observações a serem feitas pelo idoso e também pelo núcleo familiar quando são apresentadas situações cotidianas que oferecem risco ao bem-estar desse grupo:
Clique e ouça Yoná Melgaço
Porém a especialista destaca que se realizado de forma correta o acompanhamento e a avaliação médica se torna eficaz na manutenção da qualidade de vida dessa população.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
30/04/2026 - Suspeita de roubo a motel é presa e bens são recuperados
30/04/2026 - Saiba o que abre e fecha no feriado do Dia do Trabalhador
30/04/2026 - Leitura digital cresce com plataforma do MEC, mas livro físico segue essencial
30/04/2026 - Sine abre inscrições para novos cursos gratuitos de qualificação
29/04/2026 - Depois da Páscoa, desafio é retomar a rotina e equilibrar o consumo de chocolate
29/04/2026 - Curso gratuito de cuidador de idosos abre novas oportunidades em Pará de Minas
29/04/2026 - Exposição resgata trajetória e obras inéditas de Sica em Pará de Minas
29/04/2026 - Pará de Minas investe mais de R$ 2 milhões para reforçar sinalização no trânsito
28/04/2026 - Dia Mundial da Educação foi tema do Comentário de Hélverte Moreira