28/05/2025 às 08:48h
Minas Gerais confirmou, nessa terça-feira (27), um foco de gripe aviária. A identificação ocorreu em três aves ornamentais, em um sítio de Mateus Leme, distante 35 quilômetros de Pará de Minas. Em função da identificação, o governador Romeu Zema decretou emergência sanitária, em edição especial do Diário Oficial. O decreto tem validade de 180 dias.
De acordo com o painel de monitoramento de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o foco se deu em uma espécie de cisne negro. Em vídeo enviado à imprensa, o vice-governador, Mateus Simões, disse que o contágio aconteceu pela passagem de aves migratórias.
Segundo ele, todas as providências estão sendo tomadas. Todos os recursos físicos, estruturais e financeiros estão já à disposição das autoridades sanitárias, e não há nenhum risco no consumo de carnes ou de ovos em Minas Gerais.
Em entrevista à imprensa, o prefeito de Mateus Leme, Renílton Coelho (Republicanos), informou que o vírus foi identificado além do cisne negro, em dois gansos. As suspeitas surgiram no dia 16 de maio, quando os animais foram encontrados mortos e recolhidos para exames laboratoriais. O Executivo municipal monitora, agora, os humanos que vivem no sítio e que podem ter tido algum contato com os animais infectados.
O prefeito reforçou que não há risco às granjas do município e que, do ponto de vista econômico, não há impactos à cidade. A Influenza Aviária não é transmitida pelos alimentos, desde que esses sejam bem cozidos.
Com informações do Jornal O Tempo
Foto: Espacial FM25/03/2025 - Encontro do Terço dos Homens está marcado para acontecer no próximo dia 30 de março
25/03/2025 - 1º Encontro Regional de Vereadoras será realizado em Pará de Minas
25/03/2025 - Espaços para o desenvolvimento infantil: empreendedora fala dos desafios na educação
25/03/2025 - Transporte público segue como uma das maiores queixas do cidadão pará-minense
24/03/2025 - Situação do transporte por aplicativo em Pará de Minas
24/03/2025 - Especialista fala sobre a busca pelas psicoterapias entre os homens
24/03/2025 - Demandas pelos serviços da Ouvidoria Municipal seguem a todo vapor