 
	
			
				
		
		
		
		
 
    
    	
	
	    
    	
	
	    	
	
     
 
				 Notícias
Notícias20/10/2025 às 08:42h
A mortandade de peixes no Rio Paraopeba, noticiada pelo JC Notícias, no mês de setembro, ocorreu devido à queda de oxigênio e alta concentração de amônia na água, de acordo com laudos divulgados na última semana. As mortes de mais de 6 mil peixes, atingindo até espécies conhecidas por sua resistência à poluição, como cascudos, surubins e pacamãs, foram registradas em trechos entre Betim e Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O resultado dos exames foi divulgado pelo Comitê da Bacia do Rio Paraopeba (CBH). Os peixes analisados apresentavam hemorragias nas brânquias e lesões internas, indícios de intoxicação aguda.
De acordo com o presidente do Comitê da Bacia, Heleno Maia, o levantamento aponta que os compostos tóxicos — especialmente amônia e derivados nitrogenados — teriam sido despejados nas águas na altura do Distrito Industrial de Juatuba:
Clique e ouça Heleno Maia
Heleno Maia informou quais os próximos passos que serão dados após os laudos:
Clique e ouça Heleno Maia
O laudo foi encaminhado ao Ministério Público, à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e às secretarias municipais da região do Médio Paraopeba, como confirma Heleno Maia:
Clique e ouça Heleno Maia
As mortes dos milhares de peixes também está sendo investigada por outros órgãos ambientais como o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), o Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
08/07/2025 - Abertas as inscrições para o Projeto Bombeiro Mirim
08/07/2025 - Trânsito da Rua Manoel de Souza passará por duas mudanças!
07/07/2025 - Onde está Reginaldo? Esse foi o tema do Comentário de Hélverte Moreira
07/07/2025 - Pará de Minas volta a promover a Marcha para Jesus neste ano
07/07/2025 - CESEC de Pará de Minas está com matrículas abertas para curso de Recursos Humanos
04/07/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural